top of page
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Ciclo Gaia vivA

bolinhas_hori.png

O ciclo Gaia vivA nasce do encontro de Lara Freitas (Instituto Ecobairro Brasil) e Marina Dain (Ecovila Terra Una), ambas coordenadoras de programas anteriores que, por conta do cenário pandêmico mundial e para contornar a impossibilidade de realização de programas presenciais, elaboraram o ciclo Gaia vivA - uma versão inovadora online e ao vivo, reunindo mais de 40 educadores, e que pretendeu manter acesa a troca de conhecimentos e a chama da sustentabilidade. Com o sucesso do curso em 2021, uma nova edição acontecerá em agosto de 2022.

fundo_birds_lightblue_edited.png

O ciclo Gaia vivA​ é a versão online do Programa EDE (Ecovillage Design Education - Educação para o Design de Ecovilas) do Gaia Education, uma organização internacional de educação para o desenvolvimento sustentável que oferece aos participantes de seus programas uma perspectiva sistêmica, utilizando-se da reflexão teórica aliada à experiência prática, em direção à consolidação de uma cultura regenerativa. Já apoiou com sucesso a entrega de mais de 350 programas e formou cerca de 25.000 participantes, com índice de satisfação de 95%.

Lançado em 2005, o Programa EDE, está presente, hoje, em 55 países, ao redor dos 6 continentes, em ambientes que variam de comunidades tribais e tradicionais a ecovilas; de favelas urbanas a universidades e centros de treinamento. Teve chancela do Global Action Programme, da UNESCO, e é considerado uma Contribuição Oficial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Sobre

Programa

bolinhas_hori.png

Organizado como uma mandala holística baseada em 4 dimensões do desenvolvimento humano (Social, Econômica, Ecológica e Visão de Mundo), que se desdobram em outros 20 temas chaves transdisciplinares, sendo ao mesmo tempo completos e interdependentes.

 

Orientado à ação e busca de soluções para um mundo em rápida mudança, o programa atua com uma visão sistêmica que se adapta e foca na realidade local dos participantes, convidando-os à prática cotidiana da transição.

Fornece aos participantes, de todas as idades, o conhecimento e as habilidades práticas para desenhar uma sociedade e organizações que atuem orientadas por um paradigma  de respeito e responsabilidade em todas as esferas de relacionamentos. Em tempo de urgência, é um convite para que cada participante faça a sua parte.

fundo_birds_lightblue_edited.png

Venha fazer parte desse ciclo de aprendizagem!

dimensões1.png
Programa

Conteúdo

bolinhas_hori.png
grafico-pc-03.png

Dimensão Social

Construindo Comunidade:  Diversidade e Sinergia
Poder e Liderança
Comunidades Prósperas
Redes de Cooperação
Governança e Tomada de Decisão
Facilitação de Grupos e Ferramentas Colaborativas
Comunicação Não Violenta - CNV
Habilidades de Comunicação
Sociocracia
Introdução ao Dragon Dreaming
Metodologias e Grupos de Design
Painel de Educação: Novos Paradigmas e Abordagens
Painel de Cidadania Ativa

Dimensão Econômica

Desafios da Economia Global para Sustentabilidade
Economia Regenerativa
Consumo Responsável e Consciente
Empreendedorismo e Cultura Ágil
Novas Economias e Economia do Cuidado
Transição Econômica Pessoal
Espiritualidade Socialmente Engajada / Simplicidade Voluntária
Painel: Novas Economias Colaborativas

Amarelo ok.png
grafico-pc-01.png

Visão de Mundo

Ciclo da Vida
Visões de Mundo e Trabalho de Bordas
Autoconhecimento e Felicidade
Diversidade e Visão de Mundo Holística
Arte, Celebração e Transformação Cultural
Saúde e Alimentação
Ecologia Profunda
Ancestralidade, Culturas Indígenas e a Conexão com o Coração
Feminino e Masculino

Dimensão Ecológica

Ecovilas, Ecobairros, Cidades em Transição e Iniciativas locais
Permacultura
Agroecologia e Agrofloresta
Manejo Integrado de Águas
Bioconstrução e Reforma Ecológica
Energia na Permacultura
Princípios, Estratégias e Práticas de Design
Painel de Práticas e Iniciativas Ecológicas

bolinha magenta vis.png

* Na metodologia do curso está incluída a formação de grupos de design, proporcionando um espaço de experimentação e aplicação das ferramentas e dos conhecimentos apresentados nas quatro dimensões.

* Todos os conteúdos estão sujeitos a alterações.

:: O EDE - ciclo Gaia vivA é um programa certificado pelo Gaia Education ::

selo B.PNG
selo A.PNG
Conteúdo

Educadores

bolinhas_hori.png

Marina Dain ●  May East ●  Lara Freitas ●  Romeu Leite ●  Ana Thomaz ● Jorge Koho Mello ●  Bel Cesar ●  Edgar Gouveia
Denise Amador ●  Emmanuel Khodja ●  Cristine Takua ● Pete Webb ●  Barbara Terra ● Henny Freitas ●  Kaka Werá ●  Erian Ozorio
Diana Schneider ● Gustavo Machado ● Ana Santos ● Hugo Penteado ●  Lucimara Letelier   ●  Karina Miotto ●  Guilherme Castagna
Elisa Rocha ●  Marcelo Ribeiro ● Jaciana Melquiades ● Tomás de Lara ●  Melissa Bivar ● Tomaz Lotufo   ●  Marcela Rodrigues

Thiago Saldanha ● Andrea Santana ●  Leandro Uchoas ●  Tatiana Leite ●  Fabio Miranda ●  Luciane Yuka Muruzaki ●  Daniel Tygel
Ana Paula Silva ● Julio Monteiro  ●  Marcia  Covelo  ●  Paula Mendonça

*Lista sujeita a mudanças e alterações. 
*Clique sobre as imagens para conferir os nomes dos educadores.

Educadores
ciclogaiaviva-background-2022-01.jpg

Grupos de Design

bolinhas_hori.png

Na metodologia do curso está incluída a formação de Grupos de Design, proporcionando um espaço de experimentação e aplicação das ferramentas e conhecimentos apresentados nas quatro dimensões.

Desta forma, cada grupo é convidado a desenvolver uma ação em benefício de uma iniciativa, comunidade e de Gaia.

Inspiradas em comunidades e cidades brasileiras, são carinhosamente chamadas de “Vilas”, os Grupos de Design se tornam um espaço de aproximação entre os participantes, de construção de vínculos e de rede. É um exercício também para nos tornarmos agentes de regeneração!

A jornada do ciclo Gaia vivA é formada por pessoas de diferentes cidades e estados (ou países!). Essa diversidade se reflete nos Grupos de Design, cada um com sua própria organização, talentos e peculiaridades. Algumas ações acontecem presenciais e outras virtuais.

 

Confira as realizações da turma ciclo Gaia vivA 2021

“Quer saber mais? Visite nosso instagram!”

  • Instagram
Grupos de Design

Depoimentos

bolinhas_hori.png
ciclogaiaviva-lp-depoimento-01.jpg

“Participar da Formação Gaia Viva 2021 tem sido um alento em meio ao tempo que estamos atravessando enquanto moradores da Terra. Acessar tantas visões diferentes deste mesmo mundo amplia a minha própria e me permite enxergar além do que eu mesma costumo olhar. A oportunidade de exercitar algumas das ferramentas de gestão que aprendemos na jornada, colocando em prática teorias foi um bom laboratório para a vida, pois em um grupo tão pequeno, e com tantos sonhos, vivenciamos a complexidade da vida comunitária, com momentos de parcerias e outros mais conflituosos, sendo balizados por um propósito maior que foi e é colaborar com a manifestação da vida em sua essência.”

(Bruna Zitzke - @bruna.zitzke )

ciclogaiaviva-lp-depoimento-03.jpg

“O curso Gaia foi uma grata surpresa para mim. Tive algumas dúvidas em relação aos temas no começo, mas após a 4º aula eu me envolvi totalmente. Com assuntos, termos e visões totalmente diferentes do meu dia a dia, fui abrindo a minha mente e meus conhecimentos. Me ajudou muito nesse momento da minha vida onde busco uma transição de carreira. Agradeço muito!”

(Fábio - @pai.do.kauai)

 

ciclogaiaviva-lp-depoimento-02.jpg

“Em tempos pandêmicos, participar do Ciclo Gaia Viva foi um presente. Aulas maravilhosas, com temas instigantes que realmente mudam nossa forma de olhar pra si, para o outro e para o todo. Foram meses de muito aprendizado, tanto teórico quanto prático, visto que muito dos conhecimentos adquiridos durante os encontros semanais foram utilizados no nosso grupo de design. Participar da vila e construir uma jornada foi e está sendo muito especial, embora desafiador em muitos momentos... são meses de muita intensidade, trabalho, diálogos e emoções à flor da pele. Finalizo esse ciclo grata por todas as vivências e ansiando por novas experiências gaianas.”

(Rhayane - @rhay.radomski)

Mais Infos

Investimento

bolinhas_hori.png

Nosso propósito é criar a oportunidade para que pessoas com diferentes situações econômicas participem. Para isso, definimos dois valores de investimento associados a uma política de bolsas parciais.
 
Nossa fonte de financiamento são os participantes do curso, que podem contribuir com o necessário para cobrir os custos operacionais, ou com um valor adicional que proporciona a inclusão e atendimento de pessoas interessadas que não possuem condições econômicas para isso.
 
Você poderá escolher uma opção que se adeque melhor às suas intenções e realidade – e, deixe seu contato AGORA!


 

Aguarde maiores informações!

Ou entre em contato:

ciclogaiaviva@gmail.com

ciclogaiaviva-background-2022-01.jpg
Ilustração-Sem-Título.png

Os encontros serão online e ao vivo, a partir da plataforma Zoom.
Por essa razão, para participar do ciclo Gaia vivA, é importante e recomendamos que o acesso seja feito, preferencialmente, pelo computador ou tablet com conexão estável à internet.
O uso de celular deve ser considerado apenas como último recurso disponível, e somente em caso de urgência.

* A duração do ciclo Gaia vivA é de cerca de 140 horas distribuídas no calendário abaixo

GaiaViva_Prancheta 13_calender_novo.png
GaiaViva_Prancheta 16_calender_novo.png
GaiaViva_Prancheta 14_calender_novo.png
GaiaViva_Prancheta 17_calender_novo.png
GaiaViva_Prancheta 15_calender_novo.png
GaiaViva_Prancheta-21-_calender_novo.png

Aguarde novo calendário 

Dias e Horários
Terça e Quinta | 19h às 21h30
Sábado (conforme calendário) | 9h30 às 12h30
e das 15h às 17h30

 

bolinhas_hori.png
adede5_d842d7bfd22e49a9ad38b077aeea676d_mv2.webp
adede5_e284460e024440fb9a6dfa6238a976fa_mv2.webp

O programa possui certificação pelo Gaia Education, uma instituição internacional.
 

Experimente!

bolinhas_hori.png

Realização

ecobairro_brasil_branco.png
LogoT1_semfundo_branco.png

Apoio

bolinhas_hori.png

Contatos

Para outras informações, por gentileza, leia o site e a ficha de inscrição antes de entrar em contato:

 

E-mail | ciclogaiaviva@gmail.com

 

WhatsApp (somente por mensagem):


  + 55 11 99852 3313 | Lara Freitas

  +55 21 9 9924 9971 | Marina Dain

 

Acompanhe-nos pelas redes:

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
Contatos
bottom of page